A China lançou o veículo espacial não tripulado Shenzhou 8 nesta terça-feira, dando mais um passo em seu projeto para se transformar em uma potência espacial.
O Shenzhou 8 decolou na hora marcada, levado pelo foguete Longa Marcha 2F. O Shenzhou irá se acoplar ao módulo espacial Tiangong 1.
A operação deve ocorrer dentro de dois dias. O módulo, que também não é tripulado, foi lançado em setembro e, se tudo der certo, esta pode ser a primeira vez que a China consegue acoplar dois veículos espaciais.
O sucesso nesta operação é necessário para a China seguir com os planos de construir uma estação espacial dentro de dez anos.
Caso o Shenzou 8 consiga se acoplar com o módulo com sucesso, mais duas missões devem ser realizadas em 2012 e pelo menos uma delas levará astronautas a bordo.
O governo da China está determinado a atingir o nível em exploração espacial já alcançado pela Rússia e Estados Unidos anos atrás.
As autoridades chinesas compareceram em peso ao lançamento do módulo, em setembro, em um sinal da importância deste projeto.
domteicos@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário