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sábado, 10 de dezembro de 2011

Escola Bíblica Dominical Lição L11 4T 11



Por:  (Pr Ev – Domingos Teixeira Costa)


A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 
           
Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.  

O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada: 
           
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 3º Trimestre – 2011. Comentarista: Elinaldo Renovato, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.



Lição11 de 13, 11 de Dezembro de 2011

Tema – O dia de adoração e serviço a Deus

Texto Áureo – ”No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir  viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20.7 – ARA).

Verdade Prática – O domingo, como dia de adoração e serviço, é o referencial mínimo que o crente deve consagrar ao Senhor.

LEITURA BIBLICA – Neemias 13.15,17; Atos 20.7-12

15 - Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como tambem vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.

1 7 - E contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal e este que fazeis, profanando o dia de sábado?

7 - No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a pratica ate a meia-noite.

8 - Havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.

9 - E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sano profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.

10 - Paulo, porem, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele esta.

11 - E, subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até a alvorada; e, assim, partiu.

12 - E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

INTRODUÇÃO
No Antigo Testamento, Deus ordenou aos israelitas que guardassem O sábado como dia de repouso e de adoração. Os filhos de Israel, porem, ignorando a mandamento divino, quebrantavam constantemente o dia santo. Haja vista o que aconteceu na época de Neemias. Já egressos do exílio e já instalados em sua terra, os judeus continuaram a profanar o dia do Senhor.

Neemias, então, ordenou que ao par do sol da sexta-feira, quando tinha inicio o sábado, fossem as portas de Jerusalém devidamente fechadas para que ninguem vendesse ou comprasse. Assim, o sábado não seria violado.

Na aula de hoje, veremos que não é o sábado, em si, que precisa ser observado, mas o principio de se separar pelo menos um dia na semana para o descanso e adoração a Deus.

I - DEUS ORDENA A GUARDA DO SABA DO
1. Uma ordenança divina para os israelitas. "Tu, pais, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou a Senhor, que vos santifica" (Ex 31.1 3). A observância do sábado era parte do concerto que Deus fizera com Israel e constituía-se num sinal de que este era um povo santo, separado das demais nações e que pertencia exclusivamente a Deus. Nesse dia, as israelitas consagravam-se a servir e adorar ao Senhor. A Igreja de Cristo tambem tem um dia no qual se dedica integralmente a Deus. Referimo-nos ao domingo, que é o primeiro dia da semana, pois neste o Senhor Jesus ressuscitou (Mc 16.2,9). E um principia que todos as crentes devem considerar seriamente.

2. Um sinal entre Deus e o seu povo. Segundo a Dicionário Bíblico Wycliffe, "Deus ordenou a guarda do sábado como um sinal de sua aliança e do seu relacionamento com Israel" (Ex 31.12-17). O sábado representava o selo da aliança mosaica (cf. Is 56.4,6). Por conseguinte, quem o profanasse, pagaria com a própria vida: "Qualquer que no dia de sábado fizer obra, certamente morrerá" (Ex 31 .1 5).

3. O propósito divino da guarda do sábado. A guarda do sábado tinha como propósito proporcionar ao homem um dia de descanso, adoração e serviço ao Senhor. O povo, reunido em assembleia solene, trazia-lhe suas ofertas. O sábado, pois, era um dia de regozijo e alegria na presença de Deus. Os que amavam e obedeciam ao Senhor não tinham dificuldades em guardá-lo, pois a sua observância lembrava-os que Deus os havia libertado da escravidão do Egito (Dt 5.15).

II - 0 DESCUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA NO TEMPO DE NEEMIAS
1. O desrespeito pela guarda do sábado. Neemias tinha consciência de que o povo quebrara os mandamentos do Senhor em diversas ocasiões. Por conseguinte, todas deveriam saber que, cumprir a Lei, não era uma opção: era algo que o Senhor demandava dos israelitas. Se estes, porem, violassem o mandamento, seriam punidos com toda a sorte de maldições descritas em Levítico 26.13-33.

Hoje, embora não precisemos observar a sábado, temos de levar

em conta esse princípio e consagrar a Cristo pelo menos um dia na semana para adorá-lo, estudar a sua, Palavra na Escola Dominical e cultuar a Deus em nossas reuniões.

2. A ganância dos mercadores. Neemias protestou contra os negociantes que desrespeitavam o sábado (Ne 13.20,21). Visando apenas os lucros, as tais pouco se importavam com o bem estar social e espiritual da nação. Par isso, Neemias decidiu agir energicamente. Ele não se calou diante do pecado; não podia compactuar com o erro. Qual a nossa postura diante do pecado? Condenamo-lo? Ou mostra-nos lenientes com a transgressão?

3. Neemias proíbe o comércio no sábado. Neemias ordenou que, na sexta-feira, ao por do sol, os portões da cidade fossem fechados e assim permanecessem até ao final do sábado. Como os mercadores continuassem fora da cidade, Neemias deu-lhes um ultimato: "Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez a fizerdes, hei de lançar mão sabre vós" (Ne 13.21). Os comerciantes, atemorizados, foram embora. Neemias, então, exortou os judeus e gentios de Jerusalém a que guardassem o sábado, a fim de evitar o juízo divino sobre a cidade. E quanto a nós? Temos separado um dia na semana para servir a Deus? Ou estamos preocupados demais com o aumento de nosso patrimônio?

III - A GUARDA DO SÁBADO EM O NOVO TESTAMENTO
1. A essência do dia de descanso. É imprescindível que o ser humano tenha, ao menos, um dia de descanso semanal, a fim de conservar a sua saúde física, mental e espiritual. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, "aqueles que desprezam o principio do dia semanal de descanso provocam sua própria ruína", pois somos o "templo do Espírito Santo" (d. 1 Co 3.16,17; 6.19).

No entanto, há pessoas que, ansiosas quanto ao futuro, não separam um dia sequer para descansar. E acabam, por isso, desenvolvendo doenças como hipertensão, enxaqueca e insônia. Algumas chegam ao óbito prematuramente. E o que dizer do crente que assim age? Será que ele ainda não sabe que a comunhão dos santos traz vida e vigor tanto para a alma quanto para o corpo? Leia atentamente o Salmo 133.

2. Jesus e o dia de descanso. Certa vez, Jesus foi inquirido pelos fariseus quanto ao fato de os seus discípulos colherem espigas num dia de sábado. Respondeu-lhes o Senhor que nenhuma lei estava sendo transgredida, pois semelhantemente agira Davi e seus homens quando premidos pela fome. Alem do mais, era Ele o Senhor do sábado (Mc 2.26-28). Segundo Lawrence Richards, Jesus deixou-lhes bem claro que "somente Ele tem o direito de determinar o que é e o que não é desrespeitar o sábado".

Cristo aproveitou a oportunidade para explicar aos fariseus, que o sábado fora criado por causa do homem e não o homem por causa do sábado (Mc 2.27). Aliás, Ele sempre posicionou-se contra o abuso dos fariseus a respeito da guarda do sábado. Todavia, Ele nunca anulou o principio de que o homem precisa de um dia de descanso. Como você tem tratado o seu corpo? Tem reservado um dia para repousar e servir a Deus?

3. O cristão deve guardar o sábado? Não! O sábado judaico não e mais obrigatório para os crentes, pois já não estamos sob o jugo da Lei (Rm 6.14). Com a morte expiatória de Jesus, as exigências cerimoniais da legislação mosaica foram completamente canceladas, pois todas foram plenamente cumpridas em Cristo e por Cristo (Cl 2.14,16). Então, por que guardamos o domingo? Como Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, isto é, num domingo (Mt 28.1), a Igreja Primitiva passou a reunir-se nesse dia para adorar e servir a Deus (At 20.7; 1 Co 16.2). Por isso, nós cristãos celebramos o domingo como dia de descanso, adoração e comunhão maior com o Senhor e com o seu povo. O que não podemos deixar de ter é, pelo menos, um dia para estarmos com o Senhor, em sua casa, adorando-o em espírito e em verdade.

CONCLUSÃO
O domingo, como o primeiro dia da semana, foi o dia instituído pela Igreja Primitiva para sua principal reunião. Assim, devemos nós continuar celebrando-o como dia de descanso e adoração. Embora não tenhamos obrigação de guardar o sábado judaico, precisamos valorizar o descanso semanal, para que possamos adorar ao Senhor e mantermo-nos saudáveis, física, mental e espiritualmente.

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