Loading

domingo, 25 de agosto de 2013

Em busca dos inocentes



Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

  

Certa feita, Jesus confrontou alguns líderes que confiavam em si mesmos, tendo-se por inocentes diante dos homens e justos diante de Deus. Confrontou-os porque, em vez de demonstrarem a misericórdia inerente à posição que pensavam ter, chegavam ao cúmulo da empáfia de desprezarem os outros. E então lhes propôs esta parábola: “Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo:Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”.

Ora, quem conhecia a reputação de fariseus e publicanos certamente daria uma ampla vantagem de julgamento ao primeiro. A razão era óbvia. Os fariseus eram a seita mais rigorosa e regulatória do judaísmo – cujo viés legalista trazia 613 preceitos que ordenavam a vida toda das pessoas, desde o levantar até ao deitar. E ninguém ousaria negar o que o fariseu afirmava na sua oração. Os publicanos, embora ricos, era párias sociais; eram tidos como pelegos e traidores da pátria. Eram judeus, mas trabalhavam para o governo romano; como funcionários públicos da coletoria, extorquiam o povo com cobrança de impostos exorbitantes; eram ricos, mas desprezados.

Quem você pensa que ganharia essa parada? Os observadores na praça certamente dariam um voto ao fariseu. Mas não Jesus. Ele concluiu a Sua parábola desse modo: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”.

O que Jesus está dizendo, em outras palavras, é isso: quem se acha “o cara” e, por isso, declara sua inocência diante dos homens e nega o seu pecado diante de Deus, não pode receber as bênçãos do perdão dos pecados e da Salvação. Mas quem se declara culpado e clama pela misericórdia de Deus, é perdoado e justificado. É simples: ninguém pode ser considerado salvo sem antes reconhecer que está perdido. Esse é o caminho do Evangelho de Cristo.

       Essa situação mostrada por Jesus tem se repetido sempre. Conta-se que o famoso evangelista D. L. Moody visitou certa vez uma prisão chamada As Tumbas, a fim de orar pelos internos. Após terminar sua pregação, Moody conversou com alguns homens em suas celas e fez a seguinte pergunta a cada um dos presos: “Por que você está aqui?”. As respostas foram estas:“Sou inocente, não merecia estar aqui”. “Fui enganado”.“Acusaram-me falsamente”. “Não tive um julgamento justo”. Mas nenhum deles admitiu que fosse culpado.

       Moody finalmente encontrou um homem com o rosto escondido entre as mãos, chorando, e lhe perguntou: “Qual é o seu problema, amigo?”. Ao que o prisioneiro respondeu: “Meus pecados são muito maiores do que posso suportar”. Aliviado por haver finalmente encontrado um homem que reconhecia sua culpa e a necessidade de perdão, o evangelista exclamou: “Graças a Deus por isto!”. Moody, então, falou-lhe sobre o Evangelho da salvação em Cristo e levou-o a conhecer o Senhor, a quem o preso entregou sua vida. Tal conhecimento da graça do Senhor Jesus Cristo libertou-o das amarras do pecado e o tornou um homem verdadeiramente livre, embora ainda na prisão.

       Mesmo hoje, quando alguém é pego por algum crime, dificilmente se diz culpado. Se perguntado sobre o porquê de ter sido preso, alega desbragada inocência. Vá lá que um ou outro caso seja verdade. Porém, isso só vem a confirmar uma egoísta característica humana de autojustiça, que começa sempre pelo não reconhecimento das próprias falhas.

É interessante que o caminho da religião é o oposto do Evangelho. A religião ensina a fazer penitência pelos nossos pecados; o Evangelho diz a todos que se arrependam e peçam perdão, pois Jesus já fez a penitência. A religião diz que temos de fazer boas obras para sermos salvos; o Evangelho afirma que somos salvos para fazer boas obras. A religião manda que nos justifiquemos mediante o autosacrifício; o Evangelho diz que somos justificados pela fé no sacrifício que Jesus realizou em nosso lugar.

A religião diz que nós somos bons; o Evangelho afirma que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). A religião ensina que temos justiça própria; o Evangelho prega que “não há justo, nem um sequer” (Rm 3.10). A religião ensina a nos declararmos “inocentes”, mas nos deixa prisioneiros de nós mesmos; o Evangelho ensina a nos declararmos “culpados”, mas nos dá a verdadeira liberdade em Cristo.

Não somos chamados para declarar inocência diante dos homens nem justiça própria diante de Deus; antes, somos chamados para ser livres em Cristo. Como disse Jesus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.32). Você precisa fazer sua própria escolha.


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog