Loading

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Os Pais, a Igreja e as Crianças

Os dias em que vivemos são muito difíceis, e por isso mesmo, o Espírito Santo já nos fazia saber isto ainda no tempo do Apóstolo Paulo, quando escrevia à Timóteo dizendo; "SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos." (II Timóteo 3 : 1) Deus não permitiu que fôssemos apanhados de surpresa.




Servir a Deus em meio as dificuldades atuais, é preciso empregar força como disse Jesus, segundo escreveu o Evangelista Lucas: "A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." (Lucas 16 : 16) E todo o que crê em Jesus tem que vencer o mundo, como escreveu João em sua carta universal: "Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (I João 5 : 5)




Precisamos encontrar o meio pelo qual nossas crianças possam aprender valorizar o ritual do culto que prestamos a Deus. Certa vez eu estava em uma Congregação onde o Coordenador da Escola Bíblica Dominical convidou os presentes para uma oração ajoelhados, os adultos eram doze e as crianças sete, todas ficaram assentadas nos bancos. Entendo que as crianças precisam seguir as regras do culto, mas sei que elas não suportam ficar ajoelhadas mais de dez minutos, e por isso acho necessário não fazermos longas orações na congregação, afim de que as crianças aprendam a cumprir as regras do culto, se continuarmos fazendo isso, estaremos ensinando o desrespeito às normas, e amanhã teremos problemas por que as desestimulamos no dever de servir a Deus; impondo a elas que permaneçam ajoelhadas por até mesmo trinta ou quarenta e cinco minutos, o que até para alguns adultos se torna impossível de fazer. Quem gosta de fazer longas orações, faça em sua casa como ensinou Jesus: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6 : 6)




A forma de tratar com as crianças é especial. É necessário procurarmos o nível de compreensão delas, para que haja comunicação, do contrário, jamais seremos compreendidos. Da mesma forma, temos que encontrar a maneira de termos nossas crianças envolvidas com o dever do ser humano para com seu Deus.




É nossa responsabilidade cumprir os ensinamentos das Escrituras e levar nossos filhos a conhecerem que precisam mesmo como crianças que são, cumprir o dever de submissão aos pais e Deus: "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;" (Efésios 6 : 2) porém, para isso os pais necessitam também fazer a sua parte como diz a Palavra de Deus: "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Deuteronômio 6 : 7) Só quem não conhece a Palavra de Deus pode achar que há exagero na boa vontade dos pais cristãos, em querem que seus filhos cresçam conhecendo e obedecendo a Deus.




O ser humano tem em si, um espaço que deve ser preenchido, se esse espaço estiver ocupado com “seu deus” você será dirigido por “ele”, seu desejo lhe conduzirá e escravizará; a má amizade, vícios, drogas, o crime, espíritos caídos, e tal indivíduo irá ao fundo do poço e ainda será de grande sorte, se o poço não for o do abismo. Porém se essa lacuna se tornar o templo do “Deus Vivo”, Ele te conduzirá pela justiça e perfeita harmonia com todos os seus semelhantes e com Ele mesmo, se você for fiel até ao fim, como diz Jesus a João, no Apocalipse: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2 : 10)




Sabendo de tudo isso, como não ensinar muito claramente o caminho certo aos nossos filhos? Procuremos adaptar nossos cultos do Templo ao que as crianças possam fazer junto com seus pais, para melhor conhecerem ao Deus-Todo-Poderoso e aprenderem como fazer a vontade do nosso Senhor. Se perdermos essa oportunidade, outro virá e ensinará, por que deixamos de ensinar, certamente não será o mesmo que ensinaríamos e então virá o sofrimento, a dor, o choro para eles e para nós os pais.




Porção Bíblica:

"Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele." (II Crônicas 32 : 7)

"Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR." (Salmos 31 : 24)




Pr Evang Domingos Teixeira Costa

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog