Por: (Pr Ev – Domingos
Teixeira Costa)
A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em
minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que
recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, para que
semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora,
possam igualmente participar do mesmo pão.
Cumprindo a missão de divulgar o
Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da
Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente
compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a
Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições
Bíblicas da Escola Dominical veiculado
neste site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo
como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a
evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso
favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e
em grupo como igrejas e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a
nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento
dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta, o
mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que
aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).
À Missão Nacional, Internacional e
Igrejas de difícil acesso.
O Texto é a reprodução original do comentário
publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 4º Trimestre
– 2012. Comentarista: Esequias Soares,
Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.
Lição 12 de 13
23 de dezembro de 2012
Tema: Zicarias – O Reinado Messiânico
Texto
Áureo: Eis
que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo
rei, reinará e prosperará sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra (Jr 23.5).
Verdade
Prática: Jesus é
tanto o Salvador do mundo, como Rei do Universo.
LEITURA BÍBLICA
Zacarias 1.1; 8.1-3,20-23
Zacarias 1.1; 8.1-3,20-23
Zacarias 1
1 - No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a
palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho
de Ido, dizendo:
Zacarias 8
1 - Depois, veio a mim a palavra do ENHOR dos
Exércitos, dizendo:
2 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Zelei por Sião com
grande zelo com grande indignação zelei por eIa.
3 - Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém
chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, monte de santidade.
20 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá
que virão povos
e habitantes de muitas cidades;
e habitantes de muitas cidades;
21 - e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo:
Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também
irei.
22 - Assim,
virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o SENHOR dos Exércitos
e suplicar a bênção do SENHOR.
23 - Assim diz o
SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as
línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos
convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
INTRODUÇÃO
Nessa lição, veremos que o livro de Zacarias
apresenta os eventos do porvir como o epílogo da história. O oráculo do profeta
não fala a respeito de acontecimentos enigmáticos, mas de fatos reais e compreensíveis.
Qualquer observador atento à época atual verificará que as demandas do nosso tempo
apontam para um desfecho divinamente escatológico.
I. O LIVRO DE ZACARIAS
1. Contexto histórico (1.1). Zacarias e Ageu receberam os oráculos divinos no
segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia, em 520 a.c. Conforme estudado
anteriormente, a situação espiritual de Judá é
a mesma descrita no livro de Ageu. A indiferença religiosa e o avanço do secularismo
colocavam Deus em último plano. Por isso, tal como a história dos antepassados dos
judeus, o Senhor estava desgostoso daquela geração (1.2,3).
2. Vida pessoal. Zacarias era
de uma família sacerdotal, assim como Jeremias (Jr 1.1) e Ezequiel (Ez 1.3). Seu
avô, Ido (1.1), era sacerdote e veio do exílio à Jerusalérn no grupo liderado
por Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque (Ne 12.1-4). Parece
que "Baraquias", seu pai, faleceu quando o profeta ainda era criança.
Assim, Zacarias fora então criado por seu avô. Isso pode justificar a omissão
do seu nome em Esdras, que o chama apenas de "filho de Ido" (Ed 5.1).
O ministério profético de Zacarias foi mais extenso que o de Ageu, pois ele
menciona os oráculos entregues dois anos após seu chamado (7.1).
3. Estrutura e mensagem. Os oráculos de Zacarias são apocalípticos Eles foram
entregues por visão (capítulos 1-6) e palavra (7-14). O assunto do livro é o
Messias de Israel. Mas Jerusalém também ocupa espaço significativo na profecia.
Há diversas referências diretas e indiretas a Zacarias em o Novo Testamento (Zc
9.9 cf. Mt 21.5; Zc 11.13 cf. Mt 27.9,10; Zc 12.10; Ap 1.7). A vinda do Messias
e os demais eventos escatológicos predominam os capítulos 9-14.
4. Unidade literária. A respeito da unidade literária de Zacarias, as opiniões
mais populares estão divididas em três grupos principais: os que defendem a unidade
literária; os que consideram os capítulos 9-14 provenientes do período pré-exílio
babilônico; e os que apontam para o período pós-exílio (os liberais). Esta última ideia é descartada pelos críticos conservadores.
A diferença de estilo literário é natural. Um autor
pode mudar seu estilo com o tempo e com o assunto a ser tratado. Em relação à
passagem de Zacarias 11.13 - onde o evangelista Mateus atribui autoria do seu conteúdo
ao profeta Jeremias (cf.Mt 27.9) - há pelos menos duas explicações:
a) Combinação profética. Jeremias comprou um campo (Jr 32.6-9) e visitou a
casa do oleiro (Jr 18.2). O Antigo Testamento é rico em detalhes para narrar a
obra redentora. Ele não se restringe apenas às profecias diretas. Os escritores
do Novo Testamento reconhecem a presença de Cristo e sua obra na história da
redenção (Jr 31.15 cf. Mt 2.16,17; Os 11.1 cf. Mt 2.15). Nesse caso, a citação
de Zacarias 1 1.13 seria dos dois profetas. Entretanto, somente Jeremias é mencionado,
porque ele é o profeta mais antigo e importante. Desse modo, temos a unidade
literária.
b) Coletânea de profecias. A outra explicação é apenas hipotética. Seria uma coleção
de oráculos entregues a Jeremias após a conclusão de seu livro. Eles teriam sido
preservados pelo povo e, mais tarde, incluídos por Zacarias na segunda parte dos
seus oráculos.
II. PROMESSA DE RESTAURAÇÃO
1. Sião. Zacarias introduz o oráculo com a usual fórmula profética
(8.1). O discurso começa com a chancela de autoridade divina: "Assim diz o
SENHOR dos Exércitos" (8.2-4,6,7). Sião era originalmente a fortaleza que
Davi conquistara dos jebuseus, tornando-se, a partir daí, a sua cidade (2 Sm
5.6-9). Com o passar do tempo, veio a ser um nome alternativo de Jerusalém semelhante
à descrição de Zacarias 8.3.
2. O zelo do Senhor (8.2). Jeová declara a si mesmo como Deus "zeloso" (Êx
20.5), e este é um dos seus nomes (Êx 34.14). Tal zelo diz respeito à sua santidade,
cuja violação não pode ficar impune (ls 24.19). O zelo do Senhor ainda é manifestado
como indignação quando o seu povo é trucidado por estrangeiros. Aos opressores,
Deus há de açoitar (1.14,1 5).
3. Restauração de Jerusalém. A palavra profética anuncia: "Voltarei para
Sião e habitarei no meio de Jerusalém" (8.3b). Após a lição dos 70 anos de
cativeiro, o Senhor se volta com zelo ao seu povo. Mas a promessa é para o futuro,
quando Jerusalém tornar-se uma "cidade de verdade [...] monte de santidade"
(8.3b). Temos aqui, uma reiteração do que disseram Zacarias (1.16; 2.10) e os demais profetas antes dos cativeiros assírio e babilônico (ls 1.16;
Ez 36.35-38; Sf 3.13-17).
III. O REINO MESSIÂNICO
1. A pergunta pela paz. Quando de um atentado terrorista no Iraque, que matou
um diplomata brasileiro, o então secretário geral das Nações Unidas, Koff Annam, declarou: “Já não existe mais lugar seguro
no mundo". Diante disso, podemos perguntar: "É possível viver num mundo de justiça, paz e segurança?" A Bíblia assevera que sim! O profeta Zacarias, mostrando a trajetória da humanidade, descreve a história espiritual de Israel e o futuro glorioso de Jerusalém no Milênio (14.11,16,17).
2. A paz universal. As Escrituras Sagradas falam de um período conhecido
como Reino Messiânico (ou Milênio), em que o próprio Senhor Jesus Cristo reinará
por mil anos. Tribos, cidades, povos e nações achegar-se-ão a Deus pelo anúncio
do evangelho. O contexto bíblico permite-nos dizer que essa profecia (8.20-22) é escatológica e aponta para a restauração de Jerusalém no Milênio
(2.11; 3.10; Is 2.2-4; Mq 4.1-4). Nessa época, Israel estará plenamente restaurado
tanto nacional quanto espiritualmente.
3. A orla da veste de um judeu
(8.23). A expressão "naquele
dia" é escatológica (2.11; Os 2.16; 3.18). Aqui, ela refere-se ao Milênio.
O número dez indica quantidade indefinida (Nm 14.22; 1 Sm 1.8; Ne 4.12). O termo
"judeu" no Antigo Testamento aparece frequentemente nos livros de Esdras
e Neemias. Fora deles, só aparece em Ester e também em Jeremias. A vestimenta
do judeu era de fácil identificação (Nm 15.38; Dt 22.12). E "agarrar-se à
orla de sua veste" indica o desejo e o anseio do mundo gentio em desfrutar
as bênçãos e os privilégios de Israel. Portanto, se a queda de Israel representou
a riqueza do mundo, qual não será a glória dos gentios na sua plenitude? (Rm 11.11-14).
CONCLUSÃO
Diante do exposto, podemos concluir: se todas as
profecias sobre os impérios passados e acerca da primeira vinda do Messias cumpriram-se
fielmente, as profecias escatológicas igualmente se cumprirão. Os acontecimentos atuais por
si só começam a confirmar essa realidade.
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